sexta-feira, 1 de maio de 2015

TEATRO MUNICIPAL

Teatro Municipal do Rio de Janeiro, localiza-se na Cinelândia na Praça Marechal Floriano, no centro da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar do nome, o teatro não pertence ao estado, mas ao município do Rio de Janeiro. O edifício foi iniciado em 1905 sobre um alicerce de mil e seiscentas estacas de madeira fincadas no lençol freático.
Para decorar o edifício, foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época. Também foram recrutados artesão europeus para executar vitrais e mosaicos. Finalmente, quatro anos e meio mais tarde foi inaugurado em 14 de julho de 1909, como parte do conjunto arquite tônico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro e abertura da Avenida Central.
Em comemoração aos cem anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foram iniciadas extensas reformas de restauração no teatro que, foi totalmente restaurado ao estilo original. Para resgatar o dourado original do teatro, foram utilizadas milhares de folhas de ouro de 23 quilates compradas na Alemanha e que adornam os detalhes da fachada e da cúpula, como detalhou a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, da qual depende a Fundação Teatro Municipal.               
Além da restauração dos adornos principais, a águia dourada de cobre com suas asas abertas no centro do telhado, as três cúpulas douradas, os vitrais e a fachada com escadaria de pedra, foram retocadas também outras 23 obras de artes internas que receberam inovações tecnológicas. O Teatro Municipal reabriu com 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 novas luminárias e com mais de cinco mil lâmpadas


Teatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, sendo um dos mais belos prédios, da Cidade do Rio de Janeiro.e de grande importância cultural. A reinauguração ocorreu em 27 de maio de 2010, com a presença do então atual Presidente da República do Brasil,Ministro da Cultura,Governador do Rio de Janeiro,do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro,entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário