segunda-feira, 25 de maio de 2015

AMAZONAS

Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1 559 159,148 km², constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, É maior que a Região Nordeste, com seus nove estados;Pertencente à Região Norte do Brasil, é a segunda unidade federativa mais populosa. O estado possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica no país. Pico da Neblina, o ponto mais elevado do país, localizado em Santa Isabel do Rio Negro.  
Pico da Neblina é uma montanha brasileira localizada no Norte do país, mais precisamente no estado do Amazonas, nas proximidades da fronteira com a Venezuela. É considerado como o ponto mais alto do Brasil.
A confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, resulta em um fenômeno popularmente conhecido como Encontro das águas
O fenômeno acontece nas proximidades do município de Manaus e Careiro, sendo uma das principais atrações turísticas do estado. O rio Negro é o principal afluente do rio Amazonas. 
Nasce na Colômbia, banha três países da América do Sul e percorre cerca de 1.700 quilômetros. Entra em território brasileiro através do Norte do Amazonas e forma um estuário de cerca de seis quilômetros de largura no encontro com o rio Solimões, sendo chamado de rio Amazonas a partir daí. Apresenta um elevado grau de acidez,  à grande quantidade de ácidos orgânicos provenientes da descomposição da vegetação. Por conta disso, a água mostra-se numa coloração escura.
O Parque Nacional do Juruena é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos estados de Mato Grosso e do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Apiacás, Apuí, Colniza, Cotriguaçu, Maués e Nova Bandeirantes.parque foi criado com o objetivo de proteger a diversidade biológica da região do baixo Juruena.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário