quarta-feira, 6 de maio de 2015

CONSERVATÓRIA

Conservatória é o sexto distrito do município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. A 370 quilômetros de São Paulo, 142 quilômetros do Rio de Janeiro, 28 quilômetros de Barra do Piraí e a 34 quilômetros da sede municipal.
Famoso por suas serenatas, tradição conservada pelos moradores locais e turistas, O crescimento econômico do final do século XIX deu início a outra tradição na vila, a das serenatas a música cantada sob o sereno , que hoje atraem mais de mil pessoas a cada fim-de-semana para a cidade, vindas dos mais diversos recantos do país e do exterior. A cidade tem uma ótima estrutura para receber seus visitantes.
Um dos grandes motivadores da tradição da música na cidade é o Museu da Seresta, que tem o maior acervo de músicas de serestas do país, e um dos maiores do mundo
O museu mantém viva uma página da cultura musical brasileira, reunindo os seresteiros às sextas-feiras e sábados à noite, que de lá saem para cultivar o hábito, de cantar pelas ruas da cidade. As grandes serenatas hoje é o maior atrativo do local.Música e grandes paixões sempre estiveram de mãos dadas. 
Outro ponto procurado por turistas e frequentado por moradores é o balneário municipal João Raposo, antes da estrada que leva a Valença, conhecido como Cachoeira da Índia por ter no meio do lago formado pela cachoeira uma escultura em bronze, que evoca uma mistura de índia com sereia. 
Ronco D´Água fica a alguns quilômetros no sentido de Valença  o ponto turístico com quedas de água que descem por uma encosta artificial, formando uma escadaria e fazendo com que seu barulho seja ouvido a quilômetros de distância.
Conservatória cidade pacata,tranquila, de residentes bastante acolhedor e bem educado. ainda preservam a tradição das festas juninas, da dança, da música, das quadrilhas e principalmente das serestas que tornam seu pequeno vilarejo em grande atração turística no estado do Rio de Janeiro.Conservatória lugar de muitos corações apaixonado de pessoas sensíveis que tem muitas histórias de amor para contar.                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário