O assentamento foi fundado em 1535 por Duarte Coelho Pereira ela tem o seu nome quando os argumentos costa do oceano exclamou: Oh,que bela, linda!. Olinda era a capital de Pernambuco, mas os holandeses em 1630 e incendiaram a sede mudou-se a poucos quilômetros de distância, em Recife. Os muitos edifícios foram perdidos em um incêndio.
Uma das localidades coloniais mais bem preservadas do Brasil, Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e foi o segundo centro histórico do país a receber tal título.
A tradicional Procissão dos Passos de Olinda ocorre no Sítio Histórico. O Cortejo visita os nichos ou Passos com pausas reflexivas. Os Passos são pequenas capelas de alvenaria. Olinda revive o esplendor de seu passado todos os anos durante o Carnaval de Olinda, ao som do frevo, do maracatu e outros ritmos originais de Pernambuco.
Durante o carnaval podemos deparar com os imensos bonecos gigantes, nos quais cabe um homem utilizando apenas suas pernas para ampará-lo,com temáticas variadas, de grupos variados geralmente acompanhados de
orquestras de frevo, ou grupos de maracatu, está é uma importante tradição de Olinda,aonde todos os anos acontece esta grande festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário