quinta-feira, 18 de junho de 2015

JARDIM BOTÂNICO

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro , é um instituto de pesquisas e jardim botânico localizado no bairro do Jardim Botânico,na zona sul do município do Rio de Janeiro,no Brasil.  
Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade,é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira.Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies algumas ameaçadas de extinção,distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. 
A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas e disponíveis para o público na página da instituição
  
É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.Em linhas gerais, aclimatar uma espécie de planta significava, primeiramente aperfeiçoar o transporte das mudas e sementes, muitas vezes trazidas de outros continentes em viagens que duravam meses, depois construir viveiros para semeá-las e finalmente, os vegetais ao solo são trasplantados em diferentes áreas e observar a necessidade de incidência de sol, sombra, água etc. de cada um deles. 
Uma vez que tais experiências eram baseadas na literatura produzida sobretudo na Europa, eram necessárias acerca da adaptação das plantas uma boa análise ao clima e solo brasileiros. No jardim sensorial as plantas podem ser tocadas pelos visitantes em especial destinado aos deficientes visual para que ao toca-las sintam a textura  e possam inclusive sentir o aroma destas lindas plantas.        


O chamado Caminho da Mata Atlântica, antigo Caminho do Boi, é um caminho aberto num fragmento preservado da mata Atlântica. Com aproximadamente 600 metros de extensão, inicia-se na catarata e termina, atualmente, no Aqueduto da Levada, aberto em 2005 à visitação pública.
O lago destaca-se pela presença de vitórias-régias e ninfeias em seu espelho d'água, decorado por uma escultura da deusa Tétis em ferro. A atividade de compostagem contribui com a reciclagem de 50 a 60% da biomassa de plantas constituídas de matéria orgânica e nutrientes.O produto final é de fertilizante orgânico vegetal e condicionador de solo. Não deixe de visitar o Lago Frei Leandro, onde estão as lindas vitórias-régias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário