O palácio é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, Região Serrana do Rio.Idealizada pelo Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, a estrutura foi a primeira construção pré-fabricada do Brasil, representando um marco da modernidade na arquitetura.O Palácio de Cristal se tornou um marco na história da cidade e do país. No local, a Princesa Isabel cultivou orquídeas, promoveu festas e solenidades
A construção ainda abrigou grandes exposições agrícolas na época do império. Após a Proclamação da República, o palácio passou pelos mais diferentes tipos de utilização até ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1957.
Com a finalidade de abrigar as tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local. No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa. Hoje recebe eventos culturais e exposições diversas.
Restaurado e reaberto em 2003 pela Prefeitura de Petrópolis é considerado uma referência cultural e artística para Petrópolis, para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil. A decoração interna, reúne estilos geométrico, lendário e futurista, como flores com corolas viradas para baixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário