terça-feira, 14 de julho de 2015

CURAÇAO

Curaçao ainda é um mistério para muitos brasileiros. O país foi a capital das Antilhas Holandesas e está a apenas 70 km da Venezuela. Sua língua oficial é o holandês, mas quem tem vez no país é o papiamento, um dialeto que mistura seis idiomas diferentes o português, entre eles. 
Com apenas 150 mil habitantes e uma economia que se baseia na refinaria de petróleo e no turismo, o lugar é destaque entre as ilhas caribenhos por possuir um clima agradável o ano todo e estar fora da rota de furacões. 
Curaçao é hoje um país independente onde se falam vários idiomas, inclusive o local papiamento, mistura das diversas culturas citadas anteriormente. Mas o povo fala o que for necessário para se comunicar.  
O boato que corre no país é que um antigo governante acordava todos os dias com dor de cabeça e, ao olhar pela janela, sua dor se tornava mais intensa pelo reflexo das paredes brancas da capital. Ordenou, então, que as casas fossem pintadas de diferentes cores para ter seu problema sanado. 
Se a dor de cabeça do regente melhorou, não sabemos, mas é certo afirmar que esse é um dos poucos lugares no mundo em que trocar a pintura da casa com corres berrantes várias vezes ao ano é considerado normal.                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário